Publicado em 11/02/2022 23h30

EUA vendem mais soja para China

Maior apetite da China pela soja norte-americana aumenta diante da quebra de safra no Brasil.
Por: Leonardo Gottems

Os exportadores privados norte-americanos informaram nesta sexta-feira, 11 de Fevereiro, que realizaram a venda de 108 mil toneladas de soja com entrega na temporada 2022/2023 para a China, informa a Consultoria AgResource Brasil. Além disso, apontam os analistas de mercado, houve também a venda de 128 mil toneladas de milho para o Japão com entrega na atual temporada. 

“Os negócios foram anunciados nesta manhã pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que também indicou a venda de 30 mil toneladas de óleo de soja para destinos não revelados com entrega na safra 2022/2023”, completa o comunicado da filial da empresa norte-americana AgResource Company.

A AgResource destaca ainda que o maior apetite da China pela soja norte-americana aumenta diante da quebra de safra no Brasil, com um movimento de antecipação pelo país asiático: “Nesta semana, por exemplo, o USDA indicou um aumento de 50% na comercialização da oleaginosa dos EUA para entrega na safra 21/22 na semana encerrada em 3 de fevereiro. Além disso, o volume comprado do grão para a próxima temporada foi o maior do ano-safra”.

CONAB CAI NA REAL

Ainda de acordo com a Consultoria AgResource Brasil, os preços futuros da soja na Bolsa de Chicago se ampliaram na quinta-feira depois que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cortou a safra de soja do Brasil em 15 milhões de toneladas, para 125,47 milhões de toneladas. Vale ressaltar que o número está em linha com a última projeção feita pela AgResource Brasil, realizada no fim de janeiro, que indicou uma produção de 125,04 milhões de toneladas.