Publicado em 11/02/2022 00h04

Maior esmagamento de soja dos EUA faz sentido, diz analista

“O que não está sendo colocado na equação, claramente, é que o USDA terá que aumentar as exportações".
Por: Leonardo Gottems

A última estimativa de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Undios (EUA) para commodities agrícolas americanas e globais aumentou o esmagamento doméstico de soja e reduziu o transporte, aumentou a produção de óleo de soja e os estoques finais e aumentou os estoques finais de trigo doméstico, mas não continha alterações nas perspectivas para o milho. 

O USDA em seu relatório WASDE de 9 de fevereiro prevê a moagem de soja dos EUA em 2021-22 em 2,215 bilhões de bushels, um aumento de 25 milhões em relação à estimativa de janeiro e um aumento de 3% em relação a 2,141 bilhões de bushels em 2020-21. O USDA atribuiu as mudanças a “margens de esmagamento favoráveis e melhores perspectivas para as exportações de farelo de soja”. A transferência de soja dos EUA em 1º de setembro de 2022 foi prevista em 325 milhões de bushels, uma queda de 25 milhões de bushels, ou 7%, em relação à estimativa de janeiro, mas um aumento de 68 milhões de bushels, ou 26%, de 257 milhões de bushels em 2021. 

O aumento da moagem doméstica de soja e os números de estoques finais mais baixos faziam sentido, disse Brian Harris, diretor executivo e proprietário da Global Risk Management, Tampa, Flórida, em entrevista à Milling & Baking News,  uma publicação irmã da  World Grain.  Mas o que chamou a atenção para ele foi a ausência de ajustes nas estimativas de exportação de soja dos EUA.  

“O que não está sendo colocado na equação, claramente, é que o USDA terá que aumentar as exportações em algum momento, devido aos déficits na América do Sul”, disse ele. “Há pouca dúvida de que os negócios de exportação dos EUA vão se recuperar nesta primavera, dada a falta de produção no Brasil e na Argentina. As mudanças de hoje foram na direção certa em relação ao que era absolutamente necessário, mas ainda há muito trabalho a fazer quando se trata desse lado exportador de soja. Para o número de estoques finais de 325 milhões de bushels que eles nos deram hoje, a realidade é provavelmente próxima de 300 milhões de bushels com o que sabemos agora.”