Publicado em 20/01/2022 17h19

China desempenha papel crítico na segurança alimentar

A China foi atormentada por fomes mortais ao longo de sua história.
Por: Leonardo Gottems

Todas as nações prometem tornar a segurança alimentar doméstica uma prioridade, mas nenhuma demonstrou um compromisso maior em alcançar essa meta nos últimos anos do que a China, segundo editor chefe world-grain.com, Arvin Donley. Com menos de 20% da população mundial, a superpotência asiática possui mais da metade do milho, arroz e trigo do mundo. 

“Já um grande produtor de milho e trigo e líder perene nas importações de soja, a China nos últimos cinco anos aumentou as importações dessas commodities de duas a doze vezes, dando-lhe um superávit confortável para alimentar seus 1,4 bilhão de pessoas. Uma olhada na oferta total do país e nos estoques finais dessas três commodities mais arroz, de acordo com dados recentes do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA, mostra que a China mais que dobrou seus estoques finais nos últimos 10 anos, com total fornecer mais do que o dobro para o milho e quase o dobro para a soja, arroz e trigo”, comenta. 

 A China foi atormentada por fomes mortais ao longo de sua história, mais recentemente no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, e muitos dos líderes políticos de hoje, incluindo o presidente Xi Jingping, viram essa tragédia acontecer quando crianças. “Talvez essa seja uma das razões pelas quais o governo central chinês incluiu pela primeira vez a segurança de grãos em seu 14º Plano Quinquenal (2021-2025). De acordo com o plano, que lista os objetivos nacionais de desenvolvimento econômico e social da China, a China deve atingir uma produção anual de grãos de mais de 650 milhões de toneladas”, conclui.