Publicado em 20/01/2022 17h14

Argentinos estudam bactérias para melhorar soja

Estas bactérias são utilizadas como bioinoculantes para sementes de soja.
Por: Leonardo Gottems

Em reportagem na TV Pampero, veiculada pela Televisão Pública, pesquisadores do Laboratório de Engenharia Genética de Microrganismos Benéficos do INTA –Buenos Aires– mostraram os avanços nos estudos sobre interações entre bactérias isoladas e bactérias da soja. A fixação de nitrogênio é um processo chave na obtenção de altos rendimentos na cultura da soja. Graças à sua simbiose com certos microrganismos por conta própria, a planta ganha a capacidade de crescer por conta própria. 

O Laboratório de Engenharia Genética de Microrganismos Benéficos do INTA -Buenos Aires- investiga as interações que são geradas entre os microrganismos que vivem não só nas plantas. Esta simbiose tem como principal função a fixação biológica de nitrogênio, que é muito importante para o crescimento de diversas culturas de interesse agronômico. 

“Atualmente temos duas linhas de trabalho com nosso laboratório, ambas baseadas na interação do gênero bacteriano  Bradyrhizobium  com plantas de soja", disse Karen Liebrenz, especialista do Instituto de Pesquisas Genéticas do INTA. 

Estas bactérias são utilizadas como bioinoculantes para sementes de soja a fim de obter um maior desenvolvimento vegetal da mesma. “São produtos biológicos à base de microrganismos que são adicionados às lavouras para melhorar seu crescimento e produtividade, geralmente antes do plantio”, explica Liebrenz. 

Uma das técnicas mais utilizadas consiste em submergir as sementes em um determinado bioinoculante, que é um produto líquido, para que os microrganismos permaneçam aderidos à semente. Quando as culturas atingem um certo estágio de crescimento, as bactérias começam a se reproduzir e infectar raízes e formar nódulos onde ocorre a fixação biológica de nitrogênio. 

Entre as contribuições do Laboratório, a equipe conseguiu determinar que ao longo de dois anos e devido a uma certa pressão de seleção, essas bactérias perderão vários genes, de modo que, embora continuem mantendo sua eficácia na fixação de nitrogênio, também gerar óxido nitroso. Este composto faz parte de dois gases do fogão, pois é um poluente.