Publicado em 18/01/2022 13h35

China aprova milho e soja OGMs após testes

"A diminuição do uso de pesticidas no milho transgênico aumenta a segurança ecológica e ambiental".
Por: Leonardo Gottems

Milho e soja geneticamente modificados envolvidos em um programa piloto obtiveram certificados de segurança para sua produção e aplicação após uma avaliação de segurança alimentar e ambiental que durou quase 10 anos. "A aplicação de características que resistem a pragas e toleram herbicidas e secas melhorou a competitividade de culturas geneticamente modificadas, como milho e soja, em termos de custos de produção, preço e qualidade", disse Qian Qian, diretor do Instituto de Ciências Agrícolas. da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, disse em entrevista à Agência de Notícias Xinhua. 

Li Xiangju, pesquisador do Instituto de Proteção de Plantas da Academia, disse que os resultados do programa piloto mostram que as variedades de soja GM têm um desempenho melhor, pois  apenas uma pulverização de herbicida pode atingir mais de 95 por cento da matança de ervas daninhas para essas variedades. O efeito das variedades de milho GM sobre a lagarta-do-cartucho, uma grande ameaça às plantações,  atingiu 85 a 95 por cento sem o uso de pesticidas, disse Li. 

O projeto piloto descobriu que  a soja GM pode reduzir os custos de capina em 50% e aumentar os rendimentos em 12%, enquanto o milho GM pode aumentar o rendimento de 6,7 a 10,7%. Liu Biao, pesquisador do Instituto de Ciências Ambientais de Nanjing do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente, disse que o milho e a soja transgênicos no programa piloto não tiveram efeitos negativos sobre os insetos benéficos e a qualidade do solo. 

"A diminuição do uso de pesticidas no milho transgênico aumenta a segurança ecológica e ambiental", disse Liu, acrescentando que o uso do mesmo herbicida em soja e milho transgênicos pode ajudar na consorciação e rotação das duas culturas.