Publicado em 06/01/2022 17h26

EUA vence disputa de laticínios com o Canadá

O Canadá mantém cotas tarifárias para 14 produtos lácteos.
Por: Leonardo Gottems

Os Estados Unidos venceram uma disputa com o Canadá, alegando que seu vizinho do norte não estava permitindo o acesso adequado aos seus mercados de laticínios, de acordo com informações que foram divulgadas pelo agriculture.com. O Canadá estava reservando a maior parte da quantidade dentro da cota de suas cotas tarifárias de laticínios para uso exclusivo de processadores canadenses, uma violação de suas obrigações nos termos do Acordo EUA-México-Canadá (USMCA), disse a representante comercial dos EUA Katherine Tai em um declaração. 

“Esta vitória histórica ajudará a eliminar as restrições comerciais injustificadas aos produtos lácteos americanos e garantirá que a indústria de laticínios dos Estados Unidos e seus trabalhadores obtenham todos os benefícios do USMCA para comercializar e vender produtos americanos aos consumidores canadenses”, disse Tai. 

Segundo o acordo, uma cota tarifária dá uma tarifa preferencial a uma quantidade “dentro da cota” de importações e, a seguir, cobra uma tarifa diferente para qualquer coisa acima dessa quantidade. O Canadá mantém cotas tarifárias para 14 produtos lácteos, que vão de leite e queijo a soro de leite em pó e leitelho em pó, disse o escritório do Representante Comercial dos EUA no comunicado. 

“Em avisos aos importadores que o Canadá publicou em junho e outubro de 2020 e maio de 2021 para TRQs de laticínios, o Canadá separou e reservou uma porcentagem da cota para processadores e para os chamados 'processadores adicionais', ao contrário dos compromissos do USMCA do Canadá”, o USTR disse. “Como resultado desta restrição, o Canadá tem minado o valor de seus TRQs de laticínios para os fazendeiros e exportadores dos EUA desde a entrada em vigor do USMCA, limitando o acesso às quantidades dentro da quota negociadas no âmbito do acordo.”