Publicado em 04/01/2022 19h21

Genética é essencial para desenvolvimentos de plantas

Um truque para reduzir esses custos e sequenciar apenas uma pequena parte do genoma e pré-inserir as lacunas.
Por: Leonardo Gottems

O uso de informações genéticas agora é essencial para o desenvolvimento das plantas modernas, de acordo com a Universidade de Göttingen. Embora o sequenciamento de DNA tenha se tornado muito mais barato desde que o genoma humano foi decodificado pela primeira vez em 2003, uma coleção de informações genéticas completas também é responsável por grande parte dos custos de criação de animais e plantas. 

Um truque para reduzir esses custos e sequenciar apenas uma pequena parte do genoma, selecionada aleatoriamente, e pré-inserir as lacunas restantes usando técnicas matemáticas e estatísticas. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar da Universidade de Göttingen desenvolveu uma nova abordagem metodológica para ISSO, que foi publicada na revista  PLoS Genetics. 

“Uma ideia central do método é reconhecer' blocos de haplótipos ', ou o que significa seções mais longas do genoma que são muito semelhantes em diferentes plantas devido ao crescimento, e usar esta estrutura em mosaico para compilar ou armazenar a informação”, diz o Dr. Torsten Pook do Centro Integrado de Investigação da Reprodução da Universidade de Göttingen. "Em populações reprodutivas, as sequências concluídas com este novo método são de qualidade comparável a uma fila de 100 vezes mais informações em fita de DNA." Ou almeje dois pesquisadores e cultive plantas de milho com baixa suscetibilidade a condições secas e secas como parte do projeto MAZE. O parceiro do projeto KWS Saat SE já está usando o método em programas de período do ano ou de benefício personalizado. 

“Outra vantagem é que o método não só nos permite detectar diferenças em nucleotídeos individuais na fita do DNA, mas também reconhecer diferenças estruturais que agora eram praticamente utilizadas para fins reprodutivos”, diz Pook. No entanto, no momento, o método só pode ser usado com eficiência para linhagens consanguíneas, não apenas para plantas. Um estudo de acompanhamento é planejado para estender ou método para organismos com um conjunto duplo regular de cromossomos. Isso significaria que esse novo método poderia ser usado para a maioria de dois vertebrados, incluindo humanos.