Publicado em 30/12/2021 19h57

Argentina barra carne suína da Alemanha

Ação contra peste suína africana evitou a entrada de 167,21 quilos da proteína
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

No marco das ações de reforço do controle para prevenir a entrada da peste suína africana (PSA), o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da  Argentina(Senasa) barrou a entrada de 167,21 quilos de produtos cárneos suínos, originários da Alemanha.

A mercadoria, m navio de Portugal, chegou em dois contêineres ao Porto de Buenos Aires, para seguir em trânsito terrestre até o Porto de Ushuaia, e fazia parte de uma carga maior que deveria ser utilizada para abastecimento marítimo de um navio daquele porto .

Na Argentina existe atualmente um alerta sanitário declarado devido à divulgação mundial da PSA e a recente presença da doença na República Dominicana e Haiti. Entre outras medidas a ação reforça os controles, em particular das importações dos países onde a doença está presente e foi declarada perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

As normas internacionais sobre procedimentos de trânsito indicados pela OIE, indicam que os países que são utilizados para o trânsito em seu território de mercadorias provenientes de um terceiro país, devem ser autorizados desde que seu conteúdo ou parte dele, não contenha produtos de origem zoossanitária riscos ou que possam comprometer o estado sanitário do país; e precisamente na Alemanha, casos ativos de PSA relatados.

Assim a Inspeção Veterinária  do porto fez a revisão de toda a carg e identificou os produtos suínos com entrada proibida, procedendo a apreensão e desnaturação dos mesmos. Posteriormente, após a lavratura do Certificado de Verificação, passou a acompanhar o transporte com a mercadoria apreendida, acondicionada em sacos lacrados, até a estação de tratamento, para posteriormente verificar sua destruição por incineração.

Publicidade