Publicado em 30/12/2021 19h29

Cientistas querem editar genoma no espaço

Estudo é feito nos Estados Unidos
Por: Leonardo Gottems

A pesquisa conduzida pela Clemson University será conduzida em microgravidade com o objetivo de facilitar a capacidade de editar diretamente o genoma de variedades de algodão de elite. O projeto pode ser um 'grande passo' para alimentar a população em rápido crescimento da Terra. 

Em 21 de dezembro de 2021, a Universidade Clemson dos Estados Unidos lançou do Kennedy Space Center da NASA na Flórida uma espaçonave com destino à Estação Espacial Internacional como parte de uma pesquisa pioneira sobre oalgodão. O projeto, que será realizado em microgravidade, visa determinar a capacidade de edição no espaço do genoma de variedades de algodão com características de resistência a doenças e tolerância à seca, evitando o processo prolongado de reprodução convencional. 

O projeto permitirá que cientistas tirem conclusões de experimentos realizados em microgravidade, que fornece um ambiente único para desvendar a genética da embriogênese somática. Isso os ajudará a explorar o genoma do algodão e como ele reage à microgravidade versus gravidade normal, ao mesmo tempo em que compreende como as células calosas se dividem e se regeneram no espaço e como isso afeta a qualidade das células transformadas. 

De acordo com os cientistas, descobrir o mecanismo e os fatores genéticos por trás da embriogênese somática os ajudará a entender melhor sua reprogramação celular, para acelerar a entrega de variedades de algodão com vários recursos desejáveis. Espera-se que uma compreensão da arquitetura genética e da coordenação da embriogênese possa levar a mais programas de pesquisa. pesquisa genética para realizar facilmente a edição e a engenharia do genoma em diferentes variedades de culturas, não apenas no algodão, para contribuir com as demandas globais por alimentos, combustível e fibras. 

Publicidade