Publicado em 21/12/2021 12h19

Índia suspende venda de soja para controlar inflação

Para os contratos existentes, nenhuma nova posição seria permitida nestes produtos
Por: Leonardo Gottems

De acordo com informações da AgResource Brasil, o regulador de mercado da Índia informou nesta segunda-feira, a suspensão de um ano das negociações de contratos futuros de algumas commodities agrícolas. Nesse cenário, objetivo da medida é controlar a inflação do país, que é o maior importador mundial de óleos vegetais. 

“No pedido, o regulador do mercado disse às bolsas de commodities para não lançar contratos futuros de soja, óleo de soja, óleo de palma bruto, trigo, arroz em casca, grão de bico, colza e mostarda por um ano. Para os contratos existentes, nenhuma nova posição seria permitida nestes produtos, disse o Conselho de Valores Mobiliários da Índia no comunicado divulgado”, diz a consultoria. 

“É como atirar no mensageiro, mas temos simpatia pelo governo, porque eles estavam preocupados com a inflação do óleo comestível”, disse à Reuters Atul Chaturvedi, presidente do órgão industrial de óleo comestível Solvent Extractors Association of India. “Bom senso ou bobagem, não importa”, disse um comerciante de óleo vegetal que buscou o anonimato. “O governo queria fazer algo desesperadamente”, completou essa fonte em entrevista concedida à Reuters. 

Além disso, a AgResource Brasil informou também que a importação de soja pela China cai 10% em novembro. “O Departamento de Alfândegas da China (GAAC) informou nesta segunda-feira, 20, que o país asiático importou em novembro 8,57 milhões de toneladas de soja, recuo de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 2021, a China comprou 87,65 milhões de toneladas da oleaginosa”, completa.