Publicado em 21/12/2021 08h13

GIRO AGRONEGÓCIO

Mauricio Picazo Galhardo
Por: Mauricio Picazo Galhardo

VALOR
O valor bruto da produção agropecuária (VBP) de 2021 está estimado em R$ 1,113 trilhão. Esse é praticamente um valor definitivo, pois há estabilidade dos preços e a safra deste ano está praticamente finalizada, com exceção para algumas lavouras de inverno. O VBP de 2021 vem sendo impulsionado principalmente por lavouras, que cresceram 12,3%, e pela pecuária, com crescimento de 5,4%. 
 
SEGURO
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou a Síntese Mensal dos principais dados relativos ao desempenho do setor de seguros até outubro de 2021. As informações foram obtidas a partir dos dados encaminhados pelas companhias supervisionadas. Os dados agregados são disponibilizados para diversos segmentos, dentre eles o de seguro rural das atividades agrícolas, aquícolas, de florestas e pecuária.
 
LIBERAÇÃO
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) agradeceu à diplomacia brasileira, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na pessoa da ministra Tereza Cristina e ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, pelo empenho à liberação do embargo chinês e a consequente retomada das exportações de carne bovina brasileira ao país asiático.
 
PIB AGROPECUÁRIO
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, a revisão da estimativa para o Valor Adicionado (VA) do setor agropecuário de 2021 de crescimento de 1,20% para redução de 1,20%. O principal motivo para o ajuste foi a mudança significativa na base de comparação após revisão dos números do VA do setor em 2020 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
PRÊMIO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil entregou, o Prêmio CNA Agro Brasil 2021 em homenagem e reconhecimento a pessoas e instituições que se destacaram no setor e contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. O agraciado na categoria Comunicação foi o presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, pelo canal Agro Mais, canal voltado para a agropecuária. (Com informações de assessorias)
 
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista voluntário.
Email: mauricio@agroin.com.br