Publicado em 05/02/2015 14h10

Rússia pode colher entre 68 mi e 100 mi t de grãos em 2015, diz ministério

A Rússia, um dos principais exportadores mundiais de trigo, pode colher entre 68 milhões e 100 milhões de toneladas de grãos em 2015, disse a agência de notícias Interfax nesta quarta-feira, citando o Ministério da Agricultura.
Por: Reuters

russia

Em 2014, a colheita russa atingiu 104 milhões de toneladas, o segundo maior volume da era pós-soviética, o que levou a exportações de volumes recordes antes de o governo impor restrições às vendas externas em dezembro.

As perspectivas para a safra de 2015 são piores devido à condição ruim dos grãos de inverno, dos custos de importação e de taxas de juros mais altas influenciadas pela queda na cotação do rublo, disseram analistas.

A ponta de baixo da projeção, de 68 milhões de toneladas, é baseada em um cenário pessimista para os grãos de inverno, que normalmente respondem por 40 por cento da safra total do país, disse Pyotr Chekmaryov, diretor de um dos departamentos do ministério, segundo a Interfax.

A parte alta da projeção, de 100 milhões de toneladas, refere-se a um cenário otimista que é a meta do programa de desenvolvimento do governo para a agricultura.

As lavouras de inverno da Rússia totalizaram 16,8 milhões de hectares semeados no último outono, segundo dados preliminares, e cerca de 21 por cento da área estão em más condições, disse Chekmaryov.

Haverá mais clareza sobre a situação destas lavouras na primavera, disse o diretor

Publicidade