De acordo com o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraíva, o projeto tem como finalidade a produção e distribuição de sementes de sorgo para plantios em pequenas áreas das associações, buscando melhorar a rentabilidade e as condições socioeconômicas dos produtores e suas famílias, com a disponibilização de sementes para formação de forragem para alimentação animal, como forma de aumentar o potencial produtivo dos rebanhos bovinos, caprinos ovinos e de aves.
Conforme calendário disponibilizado pela Emepa, nessa etapa serão atendidas nove regiões administrativas da Emater, começando pela regional de Solânea, que será contemplada com 880 Kg; seguida de Campina Grande com 1.500 kg. Depois será a vez de Picuí com 840 kg; Itabaiana receberá 490 kg. Já Guarabira ficará com 800 kg e Areia 700 kg. Por sua vez, Patos receberá 1.570 kg e Serra Branca 2.400 kg. Os 900 kg restantes ficarão de posse da Emepa, para produção de novas sementes.
As regionais de Catolé do Rocha, Cajazeiras, Pombal, Sousa, Itaporanga e Princesa Isabel, que não constam nesta fase, já foram atendidas pela programação da Sedap, no início deste ano, com a distribuição de 15.160 quilos de sementes de sorgo.
Seguindo orientações da Gestão Unificada, dentro da programação da distribuição de sementes de sorgo, caberá à Emater distribuir e orientar os produtores desde o preparo do solo à colheita até o armazenamento, este último com a prática de silagem.