Publicado em 27/01/2015 13h43

EUA registram primeiro caso de IA na avicultura comercial

A notícia já não é nova, mas vale a pena repeti-la: Vírus do tipo H5N8 da Influenza Aviária foram isolados em uma granja de perus pertencentes à Foster Farms, tradicional empresa avícola norte-americana.
Por: Avisite

aviaria

O isolamento foi informado no sábado, 24, pela própria empresa, e confirmado na mesma data pelos serviços de saúde animal dos EUA (APHIS, na sigla em inglês) que, por sua vez, notificaram a ocorrência à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Essa é a segunda ocorrência do gênero no estado da Califórnia. Desta vez foi registrada no centro do estado (Center Valley, condado de Stanislaus), em região que se destaca por suas atividades de produção agrícola e animal. Corresponde, também, ao primeiro caso observado na avicultura comercial norte-americana.

Como de praxe, o APHIS está despovoando a granja e isolando a região. Ressalta, principalmente, que até agora não há registro, em escala mundial, da ocorrência de casos humanos decorrentes de infecção pelo H5N8.

No quadro abaixo, uma atualização dos casos de Influenza Aviária confirmados nos EUA no curto espaço de um mês (16 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015). 

Notar que o quadro foi atualizado pelo APHIS na última sexta-feira, 23. Talvez por isso não constam dele os dois casos registrados na Califórnia – um no condado de Butte; e o mais recente, no condado de Stanislaus, ambos pelo H5N8. Assim, somam nove os isolamentos até agora realizados.

Notar, também, que o vírus citado no caso de Whatcom, Washington, é o H5N8. Porém, na notificação que o próprio APHIS enviou à OIE em 20 de janeiro o subtipo apontado é o H5N1.

influenza

Publicidade