Publicidade
Publicado em 26/01/2015 14h57

Colheita de soja em MT avança para 7,7% da área e está adiantada ante 2014

A colheita de soja em Mato Grosso, o principal produtor da oleaginosa do país, atingiu até quinta-feira 7,7 por cento da área total plantada no Estado na safra 2014/15, demonstrando um ritmo mais acelerado dos trabalhos ante 2014, informou nesta sexta-feira o Imea, instituto de análises ligado aos produtores.
Por: Reuters

colheita

No mesmo período do ano passado, a colheita havia atingido 5,8 por cento da área total nesta época. Os produtores têm visto chuvas irregulares neste início de 2015, o que favorece a colheita dos campos maduros em áreas sem registro de precipitações.

Em relação à semana anterior, o avanço foi de 3,6 pontos percentuais.

A produtividade ponderada na área colhida no Estado até o momento é de 52 sacas de 60 kg por hectare, disse o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ante 53,5 sacas indicadas no levantamento da semana anterior.

O Mato Grosso deverá colher um recorde de 27,9 milhões de toneladas de soja na temporada 2014/15, segundo a última previsão do Imea, publicada no início de dezembro.

O Estado responde por cerca de 30 por cento da safra brasileira.

Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria sobre o Sudeste canaliza a umidade da Amazônia e causa chuva forte sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, com acumulado médio entre 30 e 50 milímetros até 27 de janeiro, trazendo algum alívio para as áreas com soja em desenvolvimento que estavam mais secas.

O Brasil, segundo produtor global de soja atrás dos Estados Unidos, deverá colher um recorde de 93,93 milhões de toneladas na safra 2014/15, segundo previsão divulgada na quinta-feira pela Agroconsult.

Publicidade