Publicidade
Publicado em 14/08/2020 20h50

México eliminará o uso de herbicida glifosato

Produtores terão até 2024
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O México eliminará gradualmente o uso do herbicida glifosato quando o atual governo terminar, no final de 2024, disse o presidente Andres Manuel Lopez Obrador na quarta-feira, após uma disputa ministerial sobre o produto, de acordo com a Reuters. Reconhecendo as diferenças entre os ministérios da agricultura e do meio ambiente sobre o herbicida, que é usado em marcas como o Roundup, Lopez Obrador disse que o governo pararia imediatamente de usar o glifosato em seus próprios projetos. 

O ministério da agricultura disse que os produtores privados de alimentos terão até 2024 para eliminar o glifosato, o que gerou preocupações de segurança em vários países. “Não poderíamos nos livrar disso de uma só vez, não pode ser feito, isso afetaria a produção de alimentos”, disse o presidente aos jornalistas. “Teríamos que importar, e também produtos e alimentos que são cultivados com esses agroquímicos’, complementou. 

Lopez Obrador lembrou que alguns países já tentaram encontrar alternativas ao glifosato, sem sucesso. O anúncio do presidente segue o vazamento de áudio do ministro do Meio Ambiente, Victor Manuel Toledo, criticando o governo por contradições internas durante reunião privada. Toledo tem sido um forte crítico do herbicida. Os oponentes do glifosato argumentam que o herbicida é cancerígeno, enquanto os defensores de seu uso rejeitam essa afirmação. 

A Bayern, fabricante do Roundup, vem há tempos anunciando que o produto não é carcinogênico e que não existe nenhum tipo de evidência científica que contraria a afirmação. A própria até propôs financiar iniciativas para estudos acerca do defensivo.

Publicidade