Publicado em 07/08/2020 12h20

Impulsionado pela soja, Porto de Paranaguá movimenta 10% mais grãos entre janeiro e julho

Das quase 13 milhões de toneladas exportadas, 97% foram do complexo soja
Por: Estadão Conteúdo

O Porto de Paranaguá, no Paraná, movimentou 10% mais grãos para exportação entre os meses de janeiro a julho, informou a Secretaria de Agricultura do Estado, em nota.

O total exportado no período alcançou quase 13 milhões de toneladas de grãos e farelos, sendo que 97% dos embarques foram relativos ao complexo soja, ou cerca de 12,5 milhões de toneladas.

"Na programação (dos embarques), esses produtos ainda representam os maiores volumes a serem carregados", diz a nota. A secretaria informa, porém, que o milho também começa a ser representativo no line-up e nas programações , tanto de carga quanto de descarga.

Segundo a nota, o próximo navio carregado com milho está previsto para atracar em Paranaguá na próxima terça-feira (11/8) "O navio Achile deve carregar 60 mil toneladas do produto", informou a secretaria.

"Além desse, outros sete navios já estão programados ou são esperados ainda este mês, totalizando um volume de pouco mais de 432 mil toneladas de milho. Até setembro, os operadores do complexo esperam movimentar mais de 1 milhão de toneladas do grão."