Publicado em 30/07/2020 11h45

Soja tem viés de baixa fundamental nos EUA

Qualquer tentativa de alta em Chicago terá dificuldades de sustento
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na quarta-feira (29.07) uma baixa de 5,25 pontos no contrato de Agosto/20, fechando em US$ 9,915 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com desvalorizações entre 1,75 e 3,25 pontos.

A T&F Consultoria Agroeconômica aponta que antes do relatório semanal de vendas de exportação do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os analistas estimam que o anúncio do órgão oficial do governo norte-americano ficará entre 0,3 a 0,5 milhões de toneladas (MT) de grãos de safra velha na semana que terminou em 23 de julho. 

“As vendas de soja nova safra estão estimadas em 1,5 a 2,0 MT. Uma grande parte dos negócios chineses já é conhecida pelo sistema diário de relatórios. Estima-se que as vendas de farelo de soja variem entre 150k e 400k MT antes do relatório. Reservas de soja de safra nova são estimadas em menos de 75k MT”, diz a equipe da T&F.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, o mercado agrícola em Chicago manteve a falta de interesse na entrada de novas operações: “Os fundamentos básicos não trazem nenhuma novidade significante. A qualidade da safra norte-americana é estável, a China continua concentrando novas compras de soja para o grão na América do Sul e o consumo de combustíveis renováveis nos Estados Unidos continua 25-35% inferior ao mesmo período de 2019”. 

“Qualquer tentativa de alta em Chicago terá dificuldades de sustento, uma vez que há muita pressão fundamental sobre a soja e o milho na CBOT”, concluem os analistas da ARC Mercosul.