Publicado em 30/07/2020 11h40

Retorno da China eleva preços do sorgo nos EUA

“Cerca de três quartos dos compromissos estão previstos para a China"
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O anúncio da China de exclusões tarifárias após o acordo da Fase Um teve um impacto imediato nas exportações de sorgo dos Estados Unidos, principalmente devido ao grande volume de compras da China e seu efeito nos preços. No início de julho, os compromissos dos EUA para o mundo mais do que dobraram o volume total vendido em 2018/2019 e devem atingir o nível 2017/2018. 

“Cerca de três quartos dos compromissos estão previstos para a China. O sorgo dos EUA é altamente dependente das exportações em relação a outros grãos, e a China tem sido a saída mais importante nos últimos anos. Normalmente, os preços do sorgo acompanham de perto os movimentos dos preços do milho”, comenta o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Com o retorno da China, os preços do sorgo subiram, atingindo US$ 229 por tonelada em junho, o maior desde julho de 2015. Atualmente, os preços do sorgo oscilam em torno de US$ 215 por tonelada, abaixo do pico do mês passado, em grande parte influenciado pelo milho. “Os preços do milho se recuperaram nos últimos meses, apoiados por cortes na área de milho acima do esperado no relatório de área cultivada de junho do USDA e previsões de clima mais frio e úmido para o cinturão do milho”, completa o Departamento. 

“O sorgo é uma cultura de cereais tolerante à seca, cultivada amplamente para forragem e grãos para fins alimentícios. O sorgo é comumente usado como ingrediente energético nas rações para animais e compete com o milho com base em valores de ração semelhantes. Uma abundância de milho a preços competitivos no mercado global muitas vezes diminui as perspectivas de exportação para o sorgo dos EUA”, conclui. 

Publicidade