Publicado em 10/07/2020 11h42

53ª edição da ExpoAqui é adiada para agosto de 2021

A Exposição agropecuária, considerada uma das tradicionais do Estado, aconteceria entre os dias 12 a 16 e agosto de 2020, em Aquidauana
Por: Elaine Valdez | Assessoria de imprensa do Sindicato Rural de Aquidauana

ExpoAqui_ ss
Em 2019, a ExpoAqui reuniu um público estimado em pouco mais de 30 mil pessoas durante os cinco dias de evento. Foto Lucas Fialho 

Uma das exposições agropecuárias mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, a ExpoAqui, em Aquidauana, localizada a 140 km da Capital, foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), medida em sintonia com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Responsável pelo evento, a diretoria do Sindicato Rural de Aquidauana informa que a edição deste ano foi cancelada em virtude da crise de saúde e da falta de previsão para a retomada segura da realização de grandes eventos em Mato Grosso do Sul.

Diante das incertezas geradas pelo momento difícil ao qual o Brasil ainda atravessa, a Diretoria do Sindicato não teve condições de planejar adequadamente o evento, e assim, atrair patrocinadores, parceiros e expositores.

“Como não temos condições de prever a retomada, não existe mais tempo hábil para organizar o evento de tamanha magnitude. Com tantas incertezas e com a crise decorrente da pandemia, é natural que os parceiros e expositores declinem sua participação este ano. Seguindo o mesmo movimento dos grandes eventos pelo Brasil, infelizmente, não nos restou outra opção a não ser cancelar.”, informou Carlos de Castro, presidente do Sindicato.

Contudo, a Diretoria avalia que a não realização do evento neste ano pode ser uma oportunidade para melhorar a infraestrutura do Parque de Exposições para a ExpoAqui 2021. O projeto inicial abrange desde a pintura de todo o parque, parte elétrica, paisagismo, até a reforma e modernização de alguns prédios. A ideia é que a população de Aquidauana tenha um novo parque no ano que vem.

Para isso, a partir de agora, o Sindicato Rural de Aquidauana está em busca de recursos para que esta reforma seja possível. A Tesoureira do Sindicato, Tatiana Scaff Telles, explica que como o valor da reforma é alto, não seria possível apenas com os recursos provenientes do Sindicato. “A ideia é aproveitar que o Parque está fechado para fazer as alterações e reformas. Estamos agora em busca de recursos, que devem ser captados em várias esferas”, afirmou.

O Sindicato Rural ressalta ainda seu compromisso com a qualidade do evento e a segurança de todos os participantes em consonância com as normas do governo de Mato Grosso do Sul. “Estamos certos de que a próxima edição será uma grande oportunidade para o setor conhecer novas tecnologias, se reencontrar e fechar bons negócios, além de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio e, consequentemente, para a retomada da economia da nossa região”, completa Tatiana Telles.

Outra inovação implementada pelo Sindicato este ano é a comunicação com os associados. A partir de agora, será enviada também uma newsletter informando todas as ações desenvolvidas no mês, uma espécie de prestação de contas e acompanhamento.  

Com o parque totalmente renovado a ideia é ampliar o número de estandes em 2021 e trazer outras novidades que certamente vão atrair mais pessoas e gerar mais negócios. Em 2019, a ExpoAqui reuniu cerca de 40 marcas expositoras com um público estimado em pouco mais de 30 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

O Sindicato rural de Aquidauana informa ainda que a data da realização da 53ª edição ocorrerá em agosto de 2021. Mais informações pelo telefone 67. 3241 2826.