Publicado em 27/05/2020 18h22

Latam pede recuperação judicial

Crise impactou companhia aérea mas não deve se refletir no Brasil
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

A Latam Arlines, maior companhia aérea da América Latina, entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, como consequência dos impactos da pandemia de Covid-19.

O pedido inclui Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos. As operações no Brasil, Argentina e Paraguai ficam de fora do pedido, por enquanto. No Brasil, a companhia tem negociado um financiamento de até R$ 2 bilhões com o BNDES e bancos privados. A companhia afirmou que poderá fazer um pedido de recuperação judicial também no Brasil se as negociações em torno da ajuda fracassarem.

Volta às operações

Por meio da assessoria de imprensa o Grupo Latam Airlines informou que, após uma forte redução, há um aumento gradual de suas operações. Em junho a operação passará de 5% para 9% da capacidade pré-crise, e a companhia vai operar 74 rotas domésticas no Brasil, além de retomar de forma reduzida as rotas internacionais São Paulo-Frankfurt, São Paulo-Londres, São Paulo-Madri, São Paulo-Miami, São Paulo-Santiago e Santiago-Miami. 

Atualmente estão sendo operados, uma média diária, de 35 voos. Em datas normais a companhia opera cerca de 20 destinos para cidades do interior do Brasil. Entre os destinos que voltarão a operar estão importantes regiões do agronegócio como São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG). Aeroportos como Rondonópolis (MT), Londrina (PR) e Barreiras (BA), seguem sem operação. 

Medidas de segurança

A companhia informa que, desde o dia 11 de maio, passou a ser obrigatório o uso de máscaras em todos os voos. Houve mudanças na forma de embarque, com filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões de check-in, distribuição de álcool gel, novos processos de limpeza e desinfecção profunda das aeronaves, além de processos para menor interação física com os passageiros. 
 
A bordo a orientação é manter o maior distanciamento possível. As aeronaves possuem um sistema de recirculação que renova o ar no avião a cada 3 minutos, que removem 99,97% das partículas a bordo.

Publicidade