Publicado em 21/01/2015 14h40

RS: produção de tomate ganha destaque em Sarandi

A produção de tomate está ganhando destaque no município de Sarandi, através da assistência técnica ofertada pela Emater-RS/Ascar aos agricultores familiares que buscam na diversificação o aumento da renda e da qualidade de vida no meio rural. Um exemplo desse trabalho está na propriedade dos assentados Marcelo De Dordi e Sonia Mara Riboli, moradores da Linha Cascata. O jovem casal há dois anos iniciou o cultivo de tomates, melão, melancia, moranga e cebola. Toda essa produção é comercializada diretamente para os consumidores de Sarandi.
Por: Emater - RS

ganha

O processo de implantação dessas atividades iniciou a partir da necessidade da família de incrementar a renda obtida com a propriedade de nove hectares. Para isso, apostou na olericultura como uma opção de renda. No começo foi preciso implantar um sistema de irrigação, para garantir a produtividade e a qualidade dos alimentos. Através da fertirrigação foi possível fornecer nutrientes essenciais, em pouco tempo, evitando problemas sanitários e fisiológicos das plantas. Com o passar da primeira safra e com bons resultados, a atividade foi ampliada.

Hoje, Marcelo e Sonia cultivam cerca de três mil tomateiros, seguindo uma estratégia de manejo integrado de pragas e doenças com baixo uso de agrotóxicos e conseguindo boa produtividade e um produto de qualidade. Na última visita realizada pela Emater/RS-Ascar foram colhidos alguns frutos que pesam mais de 750g. A estimativa de produção é de 15 toneladas de tomate. Além do tamanho, a qualidade do fruto está em evidência, por se tratar de cultivares híbridas, com boa firmeza de polpa e período adequado de armazenamento.

Publicidade