Publicado em 26/05/2020 16h03

EUA propõe registro para biopesticida

Pesticida é baseado em uma bactéria
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está abrindo o período de comentários de 15 dias sobre uma proposta para registrar o novo ingrediente ativo Ea peptídeo 91398 e o produto biopesticida PHC-91398, que conteria esse novo ingrediente ativo. 

O peptídeo Ea 91398 foi derivado de uma bactéria que ocorre naturalmente e induz defesas naturais das plantas. Essa resposta ativa outra resposta hipersensível nas plantas tratadas, o que permite resistência a infecções bacterianas e fúngicas, bem como a supressão da produção de ovos de nematóides. Os nemátodes são pragas que podem atacar os sistemas radiculares, causando perdas nas colheitas. 

O produto PHC-91398 destina-se a ser utilizado em uma ampla variedade de culturas agrícolas e usos residenciais em “casa e jardim”. As aplicações do produto incluem mergulho foliar ou radicular pré-planta, aplicação foliar para aplicações em estufa e em campo usando equipamento convencional de pulverização, gotejamento ou antena e tratamento de sementes. 

Com base nos dados apresentados em apoio ao peptídeo Ea 91398, a EPA não espera toxicidade ou alergenicidade para seres humanos, nem a Agência espera efeitos adversos para organismos não-alvo. A EPA incentiva a entrada na decisão proposta de todas as partes, incluindo usuários de pesticidas, registrantes, organizações de interesse público e governos estaduais, tribais e locais. A EPA recebe rotineiramente pedidos de registro, como este, e os avalia para determinar quaisquer riscos à saúde humana e ao meio ambiente, informou. 

A decisão proposta está incluída no arquivo EPA-HQ-OPP-2018-0687 nos regulamentos do governo e agora esperam comentários.