Publicado em 25/05/2020 16h56

Setor de alimentos precisa de automação, diz especialista

Empresas devem apresentar soluções inovadoras
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O setor de alimentos está enfrentando desafios diferentes diante das demandas dos consumidores, que são cada vez mais complexas, necessitando investir em automação e digitalização, segundo informou o especialista Andre Sulluchuco, do portal CarneTec Brasil. Nesse cenário, é preciso que as empresas invistam em inovação. 

“Portanto, as empresas devem implementar soluções inovadoras de embalagem e sustentabilidade para produzir em grande escala a baixos custos e, ao mesmo tempo, cumprir com as crescentes expectativas do consumidor final em termos de variedade e qualidade”, escreveu. 

De acordo com ele, por meio da digitalização, os processos automatizados podem ser interligados um com o outro. Ele citou exemplos que serão expostos na Anuga FoodTec, que ocorrerá no ano que vem na Alemanha. 

“Um grande número de empresas irá expor, durante os quatro dias do evento, produtos relacionados a, por exemplo, blockchain, big data, serviços em nuvem, indústria 4.0, segurança cibernética e inteligência artificial”, completa. 

O organizador disse em nota que a automatização está presente em muitas plantas de processamento ao redor do mundo e suas aplicações geram vendas, “melhoram o nível de produtividade e otimizam o gerenciamento de recursos; por outro lado, elas também diminuem a probabilidade de falhas nas operações e fortalecem a capacidade de máquinas e soluções”. 

"A Anuga FoodTec em 2021 será um espaço para debates, ideias e soluções em que a automação será abordada em profundidade", conclui o centro de convenções Koelnmesse, que fica na cidade de Colônia.