Publicado em 22/05/2020 18h20

China promulga medidas de segurança alimentar

Coronavírus foi o principal motivo
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A China está desenvolvendo um plano de resposta para garantir a segurança alimentar em meio à pandemia global de coronavírus (COVID-19), disse o primeiro-ministro chinês Li Keqiang ao parlamento em 22 de maio. Ele disse que a China manterá a área total da colheita e a produção de grãos estáveis até o final de 2020, dará mais recompensas aos principais países produtores de grãos e aumentará o preço mínimo de compra do arroz. 

A pandemia, que começou na China no final de 2019 e já infectou mais de 5 milhões de pessoas e matou mais de 300.000, forçou os habitantes se abrigarem por várias semanas a partir de fevereiro. Durante esse período, o transporte de grãos, rações e outros produtos alimentares foi limitado. Li disse que os agricultores chineses planejam plantar 4,6 milhões de hectares de arroz no início deste ano, um aumento de 200.000 hectares. 

A China também planeja começar a vender milho de suas reservas estaduais em 28 de maio para combater o aperto no fornecimento de grãos, de acordo com um   relatório da Reuters. Um aviso no site do Centro Nacional de Comércio de Grãos disse que 4 milhões de toneladas de milho, todas da região nordeste do cinturão de milho da China, serão colocadas à venda. 

O país, que não é exportador de milho, deverá produzir 260 milhões de toneladas de milho em 2020/2021, enquanto importa 7 milhões de toneladas. Os estoques finais são projetados em 200 milhões de toneladas, abaixo da alta de 223 milhões em 2016/2017. 

Na semana passada, um novo surto de coronavírus foi identificado no país, surpreendendo os médicos locais. Esse fator também foi preponderante para esta decisão.