Publicado em 15/05/2020 19h05

China aprova protocolo que permite acesso à cevada dos EUA

O aviso no site alfandegário da China foi publicado em 14 de maio
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A cevada dos Estados Unidos agora pode ser exportada para a China após a aprovação de um protocolo fitossanitário pelos dois países, anos de conquistas no desenvolvimento do mercado, finalmente alcançados com o impulso do acordo de fase um EUA-China assinado em janeiro. 

O aviso no site alfandegário da China foi publicado em 14 de maio e confirmado para ser aprovado pelo Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA-APHIS). Nas próximas semanas, o APHIS e o US Grains Council (USGC) agora trabalharão com autoridades chinesas para desenvolver requisitos de fumigação e melhores práticas do setor, e o Conselho e a indústria da cevada trabalharão para garantir que os exportadores em potencial atendam aos requisitos administrativos para vender para a China. 

"Temos o prazer de ver a China se esforçando para manter seus compromissos de compra sob seu acordo de fase um com os Estados Unidos, e o fato de poder novamente posicionar a indústria de cevada dos EUA como fornecedor preferido é uma notícia ainda melhor para os agricultores de cevada dos EUA" disse Ryan LeGrand, presidente e diretor executivo do USGC. 

Buzz Mattelin, presidente da Associação Nacional de Produtores de Cevada (NBGA), disse que, particularmente à luz das interrupções no fornecimento do COVID-19, o novo acordo ajudaria os agricultores de cevada a encontrar novos compradores para suas colheitas. "Este é um desenvolvimento positivo para os agricultores americanos de cevada", disse ele. "Agora, mais do que nunca, é vital que diversifiquemos e desenvolvamos novos mercados para a cevada nos EUA, que vem sofrendo reduções na área cultivada na última década”, conclui.