Publicado em 13/05/2020 20h21

Comissão da UE adota medidas de apoio agroalimentar

Essa é uma das medidas de apoio motivadas pelo novo coronavírus
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A Comissão Europeia publicou várias medidas para apoiar os setores agrícola e alimentar da União Europeia com base no apoio disponível no âmbito da Política Agrícola Comum da União Europeia (PAC) e da Open method of coordination (OCM). Essas medidas permitem a setores mais atingidos para ajudar a reequilibrar a oferta para se ajustar à demanda cambial causada pela crise do COVID-19.  

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), eles incluem ajuda ao armazenamento privado, flexibilidade na implementação de programas de apoio ao mercado para vinho, frutas e legumes, azeite, apicultura e o esquema escolar da UE. Além disso, o pacote inclui uma derrogação excepcional às regras da concorrência do bloco. 

A OCM administra um conjunto de regras e assistência econômica estabelecidas para fornecer uma rede de segurança aos mercados agrícolas, por meio do uso de medidas excepcionais, esquemas de auxílio para determinados setores e ferramentas de apoio ao mercado, como compra de intervenção e auxílio ao armazenamento privado. O impacto econômico da situação do coronavírus no setor de alimentos e agricultura tem sido significativo, e a Comissão recorreu a essas ferramentas de apoio ao mercado para tentar amenizar o impacto dessa crise. 

O COVID-19 atingiu bastante o setor de alimentos e agricultura na UE. Desde o início da crise, medidas permanentes, juntamente com o fechamento de hotéis e restaurantes em toda a UE, causaram uma mudança drástica na demanda do setor de hospitalidade para o varejo. O setor também enfrentou escassez de trabalhadores de campo devido a restrições nas fronteiras impostas pelos Estados Membros. A Comissão, reconhecendo que o setor está enfrentando uma crise sem precedentes e enfrentando dificuldades e pressões crescentes, tomou várias medidas para apoiar o setor agroalimentar da UE.