Publicado em 16/01/2015 15h40

Pelotas realiza Abertura da Colheita da Uva

A Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Pelotas promovem na quarta-feira (21.01), na Colônia São Manoel, 8º distrito de Pelotas, a Abertura da Colheita da Uva na Região de Pelotas. O evento, que vai acontecer na propriedade da família Bohrer, terá também um Dia de Campo, com abordagens técnicas sobre a produção diversificada na fruticultura.
Por: Emater - RS

colheita_1

A programação terá início às 13h, com o credenciamento dos participantes e, em seguida da abertura oficial da colheita, os técnicos irão demonstrar a poda de verão em pessegueiros, com visitação aos pomares diversificados na propriedade, além de apresentação e degustação de sucos de uva. A produção das videiras é cultivada em 33 hectares e, segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Luiz Carlos Migliorini, as uvas de mesa apresentam uma produtividade de 30 toneladas.

Na região colonial de Pelotas, onde é grande a influência dos imigrantes italianos, franceses e alemães, os agricultores introduziram na fruticultura os pomares de pêssego, uva, goiaba, figo, ameixa, nectarina, amora, caqui, laranja e bergamota, entre outras. Para o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Evair Ehlert, o momento é de retomar a diversificação de culturas para que o fruticultor possa ter outras alternativas de renda durante o ano.

As instituições organizadoras do evento estarão sinalizando o caminho para os participantes da Abertura da Colheita da Uva na Região de Pelotas. Para quem vem pela BR 392, uma alternativa é pela entrada da Colônia Maciel, em direção ao Grupelli. A partir deste trecho serão colocadas placas indicativas com setas até a propriedade de Osvaldo Bohrer, na Colônia São Manoel.