Publicado em 15/10/2014 11h27

Frente fria deve provocar temporais no Rio Grande do Sul nos próximos dias

Calor e baixa umidade do ar predominam no Centro-Oeste e Sudeste; confira a previsão para todas as regiões do país
Por: Somar Metereologia

tempestadecampo

SUDESTE

No decorrer da quinta, dia 16, a nebulosidade aumenta também nas outras áreas paulistas e no Rio de Janeiro. Apesar das nuvens, ainda não há chance para pancadas de chuva. O calor ainda é intenso, com temperaturas acima dos 36°C no norte e centro-oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

Na sexta, dia 17, a nebulosidade continua em São Paulo, além disso as nuvens se formam também no sul e leste mineiros e no Rio. Não há previsão de chuva. O calor continua intenso, com temperaturas bem elevadas, principalmente no oeste da região.

SUL

A chegada de uma nova frente fria volta a provocar chuva no Rio Grande do Sul nesta quinta. Há previsão de grandes acumulados no sul e no oeste do Estado. Fica inclusive o alerta para fortes rajadas de vento e temporais.

Na sexta, as áreas de instabilidade ainda atuam com forte intensidade e provovam chuva forte na Campanha Gaúcha, no sul e no leste do Rio Grande do Sul. São esperados acumulados entre 25mm e 35mm nestas áreas. Já no oeste do Rio Grande do Sul, a chuva acontece com menor intensidade. Este sistema atinge também o sul de Santa Catarina, mas com menores acumulados.

CENTRO-OESTE

A quinta será mais um dia de temperaturas elevadas no Centro-Oeste. A nebulosidade é maior no oeste da região, onde a umidade segue mais elevada. O calor intenso do amanhecer continua no centro-norte do Mato Grosso do Sul e no sul mato-grossense. A umidade relativa do ar continua baixa nas horas mais quentes do dia.

A sexta será mais um dia com tempo aberto no Centro-Oeste. Uma frente fria que está no Sul do país provoca aumento da nebulosidade no sul do Mato Grosso do Sul. Mas são apenas nuvens que não devem provocar pancadas de chuva. As outras áreas da Região têm um dia com a presença do sol e as temperaturas bem elevadas, com máxima próxima dos 40°C em todos os Estados da região. Com o tempo seco, o número de queimadas aumenta.

NORDESTE

Os ventos que chegam do mar ainda deixam muitas nuvens no litoral leste do Nordeste nesta quinta. Há previsão para pancadas de chuva entre o nordeste da Bahia e o litoral do Piauí. O dia já começa com temperaturas elevadas e sensação de calor no Estado piauiense, com mínimas que ficam em torno dos 24°C

Na sexta a quantidade de nuvens diminui no Nordeste. Os ventos do mar ainda deixam algumas instabilidades entre o norte da Bahia e o litoral de Pernambuco. Essas nuvens podem provocar chuva isolada ao longo do dia, mas sem acumulados significativos.

NORTE

As instabilidades continuam no Norte do país ao longo desta quinta. Há previsão de chuva no norte do Acre, no Amazonas e também em Roraima. Já no oeste do Pará, a nebulosidade aumenta e a chuva é mais isolada. As outras áreas da região têm predomínio do tempo mais seco, sol e calor.

O tempo continua seco, com a presença do sol e com temperaturas muito elevadas no Tocantins e no oeste do Pará. Até mesmo no Amazonas, onde as pancadas de chuva era mais intensas, agora são previstas apenas pancadas isoladas e com fraca intensidade, mas que acontecem a qualquer hora do dia. Há chance para alguma chuva isolada também no norte de Rondônia, do Acre, em Roraima e no oeste do Pará.