Publicado em 17/02/2020 17h37

Egito inspecionará importações

O USDA disse que todos os vegetais e produtos originários de vegetais devem ser acompanhados de um certificado fitossanitário.
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O Egito restabeleceu suas inspeções obrigatórias de pré-embarque de grãos no porto de carregamento, de acordo com um relatório da Rede Global de Informações Agrícolas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A nova disposição estipula que as importações estão sujeitas a requisitos fitossanitários de quarentena da planta, conforme especificado na licença de importação. 

O USDA disse que todos os vegetais e produtos originários de vegetais devem ser acompanhados de um certificado fitossanitário. O certificado fitossanitário deve fazer referência à licença de importação relacionada ao embarque. 

A Organização Geral para o Fornecimento de Mercadorias (GASC), uma agência do ministério do suprimento e do comércio interno, está referenciando a partir de janeiro de 2020 em seus documentos de concurso o requisito de inspeções pré-embarque no porto de carregamento. A reintrodução das inspeções pré-embarque permite que a Administração Central de Quarentena de Fábrica (CAPQ) inspecione as compras do GASC no porto de carregamento, que segundo o USDA é o maior comprador mundial de trigo.  

“Em 2017, o Egito exportou US $ 30,1 Bilhão e importou US $ 64,1 Bilhão, resultando em um saldo comercial positivo de US $ 34 Bilhão. No mesmo ano, o PIB do Egito foi de US $ 235 Bilhão e seu PIB per capita foi de US $ 11,6 Mil. As importações mais recentes são lideradas por Trigo e mistura de trigo com centeio, que representam 6,5% das importações totais de do Egito, seguido pelo Gás de petróleo e outros hidrocarbonetos gasosos, que respondem por 5,6%”, informou o Observatory of Economic Complexity (OEC) em seu site oficial.