Publicado em 16/01/2015 10h36

Arroba: Spread entre MT e SP reduziu em 2014

O spread médio de 2014, diferença entre o preço do boi gordo em São Paulo e em Mato Grosso, diminuiu quase três pontos percentuais na comparação com o ano anterior. Em 2014 o diferencial de base fechou em 12,37%, valor bem próximo à média da série, que é de 13,22%.
Por: Diário de Cuiabá

@

Esta diferença é bem maior quando se compara com o ano de 2013, quando o diferencial foi de 15,32%, uma diferença de 2,95 pontos percentuais. As informações fazem parte do banco de dados calculados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Essa queda é resultado da valorização do preço médio anual da arroba em Mato Grosso acima da alta registrada em São Paulo. Enquanto no Estado a valorização foi de 26,51%, em São Paulo foi de 23,11%. O valor de São Paulo sempre é maior do que o ofertado aos pecuaristas de Mato Grosso. Lá, a arroba do boi gordo chega a R$ 145 enquanto em Mato Grosso, cerca de R$ 129.

Para o gerente de projetos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Fábio da Silva, a diminuição do diferencial de base é benéfica ao produtor de bovinos, já que indica um aumento do preço da arroba no Estado. “Entretanto, o diferencial de base continua excessivamente alto, prejudicando o produtor estadual de bovinos, uma vez que a diferença de preços deveria ser o custo do frete entre as duas praças do boi gordo, o que não acontece”.