Publicado em 16/01/2015 10h00

Apromilho apresentou gargalos do setor durante abertura da colheita

A Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul verifica três gargalos que prejudicam a produção de milho no Estado. O presidente da Apromilho, Claudio de Jesus, disse nesta quinta-feira (15.01) em entrevista na RPI que um dos problemas se refere à irrigação, visto que essa tecnologia auxilia para garantir a safra em caso de estiagem. No entanto, é preciso discutir formas de armazenar água, inclusive em Áreas de Preservação Permanente.
Por: Rádio Progresso de Ijuí

espiga

Outro gargalo é direcionado ao preço do milho, uma vez que a cotação geralmente reduz em época de colheita e desestimula o plantio. Claudio de Jesus ainda falou da necessidade de implantar um melhor seguro agrícola, com apólice barata, e que proteja despesas e ainda garanta alguma renda em caso de perda da safra de milho.

Essas preocupações serão repassadas nesta sexta-feira pela manhã, 16, para o governador José Ivo Sartori e demais lideranças que participarão da abertura oficial da colheita de milho no Rio Grande do Sul, cujo ato ocorre na propriedade da família Zappe, em Horizontina.

O presidente da Apromilho observa que atualmente o Estado importa milho, o que demonstra que há mercado para a cultura. Claudio de Jesus, enfatizou, porém, que através de programas dos governos estadual e federal, nos últimos anos aumentou em cerca de 50% áreas de milho irrigadas.

Na lavoura de Horizontina, onde haverá abertura da colheita de milho, existe irrigação subterrânea, uma nova tecnologia no Rio Grande do Sul. Ontem à noite, 15, no clube de Horizontina, o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Milho, Alisson Paulinelli, palestrou sobre a temática do milho.

O ato nesta sexta-feira em Horizontina deve contar também com produtores dos Estados do Piauí, Brasília e Paraná.

Colheita

A colheita do milho, em início no Rio Grande do Sul, apresenta rendimento médio de 120 sacas por hectare em lavouras não irrigadas. No entanto, existe variação de 80 a 170 sacas. Já em áreas irrigadas a produção média é de 200 sacas por hectare.

Essas informações representam também a realidade das regiões Noroeste, Missões e Alto Uruguai, onde há grande produção de milho. Na lavoura onde vai ser feita abertura da colheita do milho, em Horizontina, testes indicaram que a produtividade deve ficar entre 240 e 250 sacas por hectare, visto a irrigação.