Publicado em 16/01/2015 08h05

Raízen anuncia suspensão de atividades em usina por 2 anos por escassez de cana

A Raízen, maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, informou nesta quinta-feira que suspenderá as atividades da usina Bom Retiro, no interior paulista, por dois anos, devido à escassez de cana-de-açúcar para moagem, em meio ao tempo seco que prejudicou o desenvolvimento das lavouras desde 2014.
Por: Reuters

oi

A companhia, uma joint venture da Cosan com a Shell, informou por meio de sua assessoria de imprensa que as usinas da empresa próximas à Bom Retiro vão processar a cana que seria moída na usina. 

Segundo a assessoria, a suspensão das atividades na Bom Retiro ocorre "majoritariamente" pela escassez de matéria-prima, uma vez que não seria viável manter a usina funcionando, especialmente em um ambiente em que os preços do açúcar estão deprimidos. 

Com a suspensão das atividades, 250 funcionários da Bom Retiro foram demitidos. Os outros 506 funcionários que atuavam na unidade serão realocados para outras usinas da Raízen. 

A empresa destacou que, por se tratar de suspensão das operações da usina, e não fechamento, não há necessidade de se realizar baixa nos ativos, não havendo impacto no balanço financeiro da companhia. 

A Raízen conta com 24 usinas de cana, com produção anual de cerca de 2 bilhões de litros de etanol, 4,5 milhões de toneladas de açúcar, gerando ainda mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana, informou a empresa recentemente. 

Nas próximas duas safras, vai operar com 23. 

A ação da Cosan subia mais de 5 por cento perto do fechamento, enquanto o Ibovespa tinha alta de quase 1 por cento.