Publicado em 13/01/2020 17h49

OIE notifica primeiro foco de gripe aviária na Eslováquia e na Hungria

Vírus encontrado nos dois países é considerado altamente patogênico
Por: Estadão Conteúdo

Gripe aviaria2_1
Fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida (Foto: Reprodução Internet)

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) notificou a identificação dos primeiros focos de gripe aviária na Hungria e na Eslováquia. Nos dois países, o vírus identificado foi o H5N8 - considerado altamente patogênico pelos organismos de saúde.

Na Hungria, de acordo com a OIE, o surto foi detectado em uma granja no condado de Komarom-Esztergom. O caso foi confirmado no domingo, 12, pelo governo local e levou ao abate sanitário de 53,5 mil animais. Segundo o Ministério da Agricultura do país, o plantel afetado é de perus com 13 semanas de engorda. A fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, conforme a OIE.

Já na Eslováquia, 22 animais foram eliminados em virtude do contato com o vírus. O surto foi detectado em uma granja na cidade de Nitra. O caso foi confirmado pelo governo local na última sexta-feira.

A OIE também comunicou a identificação de dois focos de gripe aviária na China, que já haviam sidos notificados pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país na última quarta-feira, 8. O vírus detectado foi o H5N6 - também altamente patogênico. Os casos foram detectados na província de Xinjiang e levaram ao descarte de 150 cisnes na região oeste de Xinjiang.