Publicado em 10/01/2020 13h17

Entidades dos EUA lançam site que regulamenta biotecnologia

Alternativa faz parte de um esforço para investir na biotecnologia
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e a Agência de Proteção Ambiental (EPA) lançaram um site específico para a regulamentação de biotecnologia. O site simplifica as informações sobre as três agências reguladoras encarregadas de supervisionar os produtos de biotecnologia agrícola e faz parte da Ordem Executiva do Presidente Donald J. Trump de Modernização da Estrutura Regulatória para Produtos de Biotecnologia Agrícola. 

"A biotecnologia agrícola foi e continuará sendo uma ferramenta essencial para ajudar os agricultores e pecuaristas dos Estados Unidos a alimentar, abastecer e vestir o mundo", disse o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue. “Dos produtores aos consumidores, todos os americanos merecem um governo que ofereça regulamentos de senso comum baseados na ciência que promovam a inovação, conservem recursos e protejam a saúde pública - especialmente quando se trata do suprimento de alimentos. O lançamento deste site unificado de Regulamento de Biotecnologia é uma prova do compromisso do Presidente Trump em fornecer ao povo americano regulamentos sensatos de maneira clara e transparente”, completou. 

O site unificado para regulamentação da biotecnologia descreve o processo de revisão federal para certos produtos de biotecnologia e permite que os usuários enviem perguntas às três agências. Os objetivos deste site “são fornecer serviço aprimorado ao cliente para inovadores e desenvolvedores, garantindo que os americanos continuem desfrutando do suprimento de alimentos mais seguro e acessível do mundo e possam aprender mais sobre o uso seguro das inovações biotecnológicas”, diz a descrição. 

"A EPA tem o prazer de trabalhar com nossos parceiros no USDA, FDA e em todo o governo federal para implementar a Ordem Executiva do Presidente Trump e lançar este novo site coordenado", disse Wheeler, administrador da EPA.