Publicado em 09/01/2020 12h04

Tensão internacional dominou o pregão em Chicago

“Neste contexto as cotações da soja no mercado futuro de Chicago ajustou em mais de US$ 1,0/tonelada para cima"
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Os principais mercados internacionais começaram o dia rodeados de incerteza, à espera de um discurso de Trump fixando posições sobre os recentes ataques do Irã a bases militares americanas no Iraque, informou a T&F Consultoria Agroeconômica. Nesse cenário, o presidente americano anunciou que evitou uma escalada maior de violência, o que foi interpretado positivamente pelos mercados. 

“Neste contexto  as cotações da  soja  no mercado  futuro de Chicago  ajustou em mais de  US$ 1,0/tonelada para  cima. Com relação aos seus próprios fundamentos a atenção começou a focalizar na publicação dos próximos relatórios do  USDA próxima sexta-feira. Em termos gerais, o mercado mantém consenso sobre a  possibilidade de que o organismo reduza a  estimativa de produção, tendo efeitos sobre a projeção de estoques finais da safra”, indicou. 

Além disso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)  lançou sua mais recente projeção de soja no Brasil em 122.225 milhões de toneladas, que foi um aumento de 1.133 milhões de toneladas sobre a estimativa do mês passado.   “Analistas  estimam  que  os  números  de  soja  sul-americanos  no  WASDE  desta    sexta-feira  traga    uma    estimativa  média  de  soja argentina em queda de  0,2 milhões de toneladas e estoques de final brasileiros a serem aumentados em 0,1 milhões de toneladas”, completa. 

“As exportações oficiais de soja de novembro foram  de 7.005  MT  (257,4  mbu)  nos  novos dados do Censo, com 60,51% para a  China.  As remessas de  soja  e  óleo de novembro também estavam acima dos níveis do ano passado em 1,119 MT (até 6,94%) e 112.200 tons (até 15,01%), respectivamente”, conclui. 

Publicidade