Publicado em 06/01/2020 11h05

Arroz dourado é aprovado para consumo nas Filipinas

Ele foi considerado “tão seguro quanto o arroz convencional” pelo Departamento de Agricultura
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

O alimento geneticamente modificado chamado de arroz dourado passou por uma avaliação de biossegurança nas Filipinas, onde em breve poderá ser distribuída para combater a ampla deficiência de vitamina A do país. A planta foi projetada para ser editada com beta-caroteno, um pigmento laranja que o corpo converte no nutriente essencial vitamina A. 

Declarado “tão seguro quanto o arroz convencional” pelo Departamento de Agricultura em dezembro, o arroz dourado agora pode ser consumido e processado legalmente. O selo de aprovação faz dela a primeira colheita de OGM criada para combater um problema de saúde pública em um país de baixa renda, relata Steve Baragona, do portal Voice of America. 

Em uma declaração, a congressista Sharon Garin, da Câmara dos Deputados das Filipinas, elogiou o desenvolvimento como "uma vitória para a ciência, a agricultura e todos os filipinos", de acordo com Charissa Luci-Atienza no Boletim de Manila. 

As Filipinas são um dos vários países de baixa renda com deficiência generalizada de vitamina A, uma condição alimentar que pode causar cegueira e obstruir o sistema imunológico. Mais de meio milhão de crianças morrem de algum tipo de deficiência alimentar a cada ano, em grande parte porque não consomem beta-caroteno suficiente, o que está presente em quantidades escassas em grãos básicos como o arroz. 

Enquanto os suplementos de vitamina A chegaram a muitos países afetados, aproximadamente 20% das crianças com menos de cinco anos permanecem deficientes nas Filipinas. Para preencher a lacuna, os pesquisadores pressionaram pela introdução de culturas de baixo custo, ricas em beta-caroteno.