Publicado em 15/01/2015 15h35

Controle biológico de pragas com uso de insetos reduz custo e não causa danos à produção

O Showtec 2015 tem como principal objetivo levar inovações e conhecimento aos produtores rurais terá como uma de suas atrações a palestra “Controle biológico de pragas com uso de insetos”, que será ministrada pelo pesquisador da Fundação MS, José Fernando Grigolli, na sexta-feira (23) às 8h da manhã.
Por: Grupo Sato

st

A palestra irá mostrar ao produtor rural como usar os agentes de controle biológico para controlar as pragas que afetam as lavouras. José ainda revelou que o objetivo desse trabalho é mostrar para os produtores rurais que além dos inseticidas químicos, existem fatores naturais que podem reduzir custos e que não são tão agressivos com a produção como os produtos químicos.

“Durante a palestra vamos falar de manejo de lagartas que é um trabalho de dois anos que a Fundação MS vem desenvolvendo, inclusive falando sobre a Helicoverpa armigera, que ainda é um problema para algumas propriedades rurais. Outro ponto abordado será o controle biológico de percevejos com o uso de inimigos naturais desta praga”, conta o pesquisador.

Grigolli ainda ressaltou que, após a palestra, indicará fornecedores aos produtores que se interessarem pelas práticas apresentadas. Além disso, ele afirma que a Fundação MS pode dar todo o direcionamento e informações para que o participante possa aplicar o conteúdo visto no evento em sua propriedade rural.

 

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento, que irá acontecer de 21 a 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS, tem como promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e patrocinadores Bayer CorpScience, Dow AgroSciences, Caixa e Prefeitura de Maracaju, além de contar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) como patrocinadores institucionais.