Publicidade
Publicado em 11/11/2019 09h40

Morre Resource, um dos touros que mais influenciaram a raça Angus no Brasil e no mundo

Com quase nove anos, o animal deixa um grande e consolidado legado para a raça
Por: Assessoria de Imprensa

A GENEX confirmou o falecimento do touro S A V Resource 1441, da raça Angus. Com quase nove anos, o animal deixa um grande e consolidado legado para a raça. Possui atualmente 30 filhos em centrais pelo mundo e figura como o 4º melhor touro do Sumário Promebo no índice final e o melhor entre os importados, segundo o programa de melhoramento bovino.

“Com certeza uma grande perda para a GENEX e para a raça Angus. Resource esteve entre os TOP 10 em número de filhos registrados nos EUA nos últimos quatro anos, totalizando mais de 17 mil filhos. Ele representou o melhor das linhagens Rito combinado com principal doadora de todos os tempos da Schaff, S A V Blackcap May 4136.  Seu legado seguirá com o pouco de sêmen que resta em estoque e com seus inúmeros filhos pelo mundo”, diz a gerente de Produto Corte, Juliana Ferragute.

Segundo o médico-veterinário e inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus, Fernando Velloso, o Resource faz parte de um seleto grupo de touros que marcou os últimos 20 anos da história do Angus no Brasil.  “Posso destacar Traveller 004, Net Worth e o Resource, todos da bateria GENEX, como os últimos animais mais influentes na genética da raça, e que são fruto do mesmo rebanho, da Schaff Angus Valley (SAV), fazenda com a genética mais famosa do mundo, na atualidade, que influenciou fortemente o pedigree brasileiro”, explica.

Velloso acrescenta que o Resource possui genética para explosão de crescimento (ganho de peso desmame e pós desmame) com tamanho adulto moderado, características antagônicas e difíceis de encontrar em um mesmo touro. “É ainda o número um para Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC R$ 131,45 - Top 1%), ou seja, confere maior possiblidade de premiação para os seus filhos no abate. Além de vermos a campo, e o sumário nos ajuda a comprovar, a sua capacidade em produzir animais de pelo fino, bastante buscados pelos selecionadores da raça Angus e pelo mercado. São animais com mais adaptação a regiões quentes e mais resistentes a ectoparasitas e carrapatos”, aponta.

O diretor-executivo da Cabanha São Xavier, Camilo Vianna ressalta que o Resource produziu filhos de excelente fenótipo, ótimos dados, bastante qualidade de carcaça, principalmente em acabamento de gordura intramuscular e gordura de picanha, além de trazer animais funcionais, com frame mais moderado e rápido acabamento.

“No caso específico da São Xavier, o Resource trouxe muita qualidade de carcaça, inclusive nos números das avaliações de ultrassom de carcaça conseguíamos identificar facilmente os seus filhos, porque eram animais superiores aos da sua geração. Isso no Angus é um tema muito importante, porque é uma raça que tem o maior programa de carne certificada do Brasil e que tem trazido bastante benefício para o melhoramento da pecuária nacional em termos de carne e pensando em consumidor final”.

Um exemplo desse trabalho está explícito no touro São Xavier Nero, recém-contratado pela GENEX. Segundo Vianna, Nero traz em sua genética os dois últimos raçadores que tiveram grande influência no Angus, pois é filho de uma vaca progênie do Net Worth com o Resource. “Por isso nós acreditamos muito nele, porque representa o melhoramento que esses dois importantes animais trouxeram para nossa genética”, finaliza.

Publicidade