Publicidade
Publicado em 09/10/2019 16h37

TO abre oficialmente plantio da safra de grãos 19/20 nesta sexta

O evento ocorre nesta sexta-feira, 11, na fazenda Tarumã, próximo ao Distrito de Buritirana, município de Palmas
Por: Agrolink

A agricultura tocantinense continua superando as expectativas na produção de grãos, batendo recorde nas colheitas todos os anos, sendo o principal produtor na região norte do país, com uma produção ultrapassando os 4,7 milhões de toneladas de grãos nesta safra 2018/2019.  Para estimular ainda mais essa produção, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realiza a abertura oficial do plantio da safra de grãos 2019/2020. A abertura ocorre nesta sexta-feira, 11, na fazenda Tarumã, próximo ao Distrito de Buritirana.

Na ocasião serão realizadas palestras sobre temas relevantes para os produtores rurais e que são discutidos nacionalmente como a ferrugem asiática, tendências do mercado de grãos para safra 2019/2020, cadastro ambiental rural (CAR) e o panorama do mercado de grãos para safra 2019/2020.

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, César Halum, esse evento que marca o início do plantio de grãos no Tocantins, mostra a atenção do governo do Estado para com os produtores rurais tocantinenses. “Sabe-se que ano a ano o Tocantins vem aumentando a sua área de plantio de grãos, especificamente da soja, que é o carro chefe, e o milho que foi um grande diferencial na balança comercial de exportação em 2019. Mas nosso objetivo principal é aumentar o plantio de grãos para que se viabilize a industrialização do Estado e, assim, deixaremos somente de exportar grãos e passaremos a processá-los aqui no Tocantins, agregando valor ao produto”, detalhou ele.  

Produção - 2018/2019

A safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 mil toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior. A soja continua sendo destaque, com produção estimada em mais 2,9 milhões de toneladas seguido do milho que esse ano vai ultrapassar 1,1 milhões de toneladas, com grande destaque na segunda safra que tem produção prevista para mais de 990 mil toneladas, 86% superior em relação à safra passada.

Os dados são do 12° levantamento da Safra de grãos 2018/2019, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produtividade

O milho, segunda cultura em destaque no estado do Tocantins, teve um aumento significativo em relação à produtividade, na segunda safra, com previsão de saltar de 3.374 para 4.917 quilos por hectare, em média, sendo 45,7% a mais que a safra anterior, grande parte em função das condições climáticas que vêm proporcionando a antecipação dos plantios da soja em relação ao ano anterior.

Publicidade