Publicidade
Publicado em 22/08/2019 11h06

Edição genética precisa de plano de comunicação proativo

Cientista diz que é preciso conscientizar os consumidores
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

A edição genética de culturas precisa de plano de comunicação proativo, diz cientista. Para ele, isso ajuda a garantir que a tecnologia de edição de genes não sofra do “problema de percepção” enfrentado atualmente pelos organismos geneticamente modificados (OGMs). 

“Eu quero alimentar o mundo de forma sustentável. Isso é o que me motiva como cientista”, disse Jim Bradeen, chefe do Departamento de Fitopatologia da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. "Ficarei extremamente desapontado se a edição de genes seguir o caminho das abordagens de OGMs", completou ele. 

Investimentos contínuos em pesquisa de edição genética são um movimento na direção certa, disse ele. Mas eles devem ser equilibrados com uma comunicação eficaz, de modo que a “aplicação funcione de maneira positiva. Eu acho que os cientistas precisam desempenhar um papel; os comunicadores precisam desempenhar um papel. Precisamos trabalhar juntos para garantir que estamos nos comunicando aberta e efetivamente sobre o que são essas tecnologias, o potencial e os riscos”, indica. 

Bradeen desafiou os cientistas a se interessarem em como a tecnologia que eles desenvolvem atinge os agricultores comuns porque muitos gargalos dificultam a obtenção de colheitas melhoradas nas mãos daqueles que precisam delas. Ele espera que a situação mude com a edição genética. 

"Nossa instituição treinou Norman Borlaug", disse Bradeen. “Ele fez mestrado e doutorado aqui. Ele passou a lançar a Revolução Verde. E eu mantenho que ele foi bem-sucedido não porque ele era um criador de plantas ou patologista, ele foi bem-sucedido porque ele sabia como fazer as coisas. Ele era uma pessoa especial de várias maneiras. E acho que precisamos muito mais disso”, conclui. 

Publicidade