Publicidade
Publicado em 13/08/2019 17h54

ANDAV e IAGRO assinam termo de cooperação para troca de informações relevantes sobre fiscalização, legislação e responsabilidade técnica

Convênio, assinado durante o Congresso ANDAV, envolve ainda treinamento e capacitação para profissionais da distribuição e agentes de fiscalização
Por: Lázaro Souza

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO) assinaram, nesta terça-feira, dia 13 de agosto, o Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de trocar informações relevantes que contribuam para aprimorar o processo de fiscalização da agência e para melhorar os procedimentos dos distribuidores associados à entidade. A assinatura do termo ocorreu durante o Congresso ANDAV - Fórum e Exposição, que vai até amanhã, dia 14, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV, esse termo de cooperação se reveste de uma importância muito grande porque existe uma interação entre o sistema de distribuição e o órgão de fiscalização. “Nosso processo de comercialização é altamente legislado. E, essa parceria faz com que haja um entendimento e uma produtividade melhor tanto por parte dos fiscais como por parte dos distribuidores para o fiel cumprimento da legislação brasileira. Desse modo, essa proximidade entre os dois agentes – fiscalizador e fiscalizado – pode gerar produtos bastante benéficos para todo o sistema”, afirmou.

Para Daniel Ingold, presidente da IAGRO, o convênio com a ANDAV vem contribuir para quebrar um paradigma de que a agência trabalha apenas para notificar o distribuidor. “Além de fortalecer uma iniciativa público-privado, vai melhorar a fiscalização porque todos os dois públicos falarão uma mesma linguagem e serão formados com os mesmos parâmetros, uma vez que será um trabalho em conjunto desenvolvido para melhorar a parte técnica que envolve o sistema de distribuição e a fiscalização”, ressaltou.

Em vigência a partir desta terça-feira, dia 13, a cooperação técnica vai envolver ainda o desenvolvimento de um programa de capacitação para os profissionais da distribuição e para os agentes de fiscalização. Para o primeiro público, o treinamento será direcionado para responsabilidade técnica que um profissional precisa assumir quando está na área de comercialização de insumos. Já para o público da IAGRO, o treinamento terá os mesmos parâmetros dos cursos da ANDAV, balizando a conversa sobre legislação para os dois perfis.

A ANDAV possui outros convênios com agências de defesa sanitária animal em outros estados, cujos resultados têm sido muito positivos. Atualmente, os associados da entidade no Mato Grosso do Sul representam 80% do Market share do segmento de distribuição no estado.

Consolidado como um dos maiores e mais importantes eventos da distribuição de insumos agropecuários do mundo, o Congresso ANDAV – Fórum e Exposição deve atrair cerca de 5.000 e é uma realização da ANDAV. O Fórum do IX Congresso ANDAV, com o macrotema: “O Distribuidor 4.0”, está abordando as barreiras encontradas pelo distribuidor de insumos agropecuários, destacando soluções inteligentes. Além disso, estão sendo realizadas três oficinas do EDUCANDAV, programa de treinamentos da ANDAV, com os temas vendas e marketing, financiamentos e barter.

ANDAV
A ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – tornou-se reconhecida pelo governo, entidades de classe do setor, indústrias e, principalmente, pelos distribuidores de insumos agropecuários do país, como representante legítima do setor, ao longo de mais de 28 anos de trabalho. Com a missão de contribuir para o desenvolvimento, diferenciação e sustentabilidade de seus associados, visando a melhoria do negócio distribuição de insumos agrícolas e veterinários, hoje a ANDAV conta com mais de 1.600 mil filiados presentes em mais de 400 municípios, de 26 estados. A ANDAV representa o setor junto ao Governo, visando demonstrar a importância da distribuição e a inserção do segmento nas políticas agropecuárias.

SERVIÇO
IX Congresso ANDAV – Fórum & Exposição
Data: 12 a 14 de agosto de 2019
Horário de Exposição: Dias 12 e 13 das 9h às 20h | Dia 14 das 9h às 17h
Fórum: Dia 12 das 9h às 17h45 | dia 13 das 9h às 18h | dia 14 das 9h às 16h30
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo-SP
Mais informações: www.congressoandav.com.br

Publicidade