Publicado em 13/01/2015 13h19

RS: Sarandi elege maior cacho de uva

Na semana que antecede a Feira da Uva e Agroindústria Familiar de Sarandi, foi realizado o Concurso para escolha do maior cacho de uva do município. O evento aconteceu na tarde de domingo (11/01), na comunidade São Cristóvão Sobradinho, e reuniu autoridades, lideranças e agricultores de todas as comunidades de Sarandi.
Por: Emater - RS

mc

O primeiro lugar do concurso ficou com o produtor Sergio Corso, que apresentou um cacho de uva com 572 g. O produtor Michel Sartori conquistou o segundo lugar, com um cacho de uva de 528 g. O terceiro lugar, com 463 g no cacho de uva, foi para o produtor Oscar Potrich.

Tradicional Feira da Uva de Sarandi
A sétima edição da Feira da Uva e Agroindústria Familiar de Sarandi inicia no dia 16 de janeiro, na Praça da Igreja Matriz, com encerramento no dia 18. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), Coopafs e Departamento do Turismo de Sarandi.

Na sexta-feira (16/01), será feita abertura oficial do evento, com a presença de autoridades e degustação da uva, às 14h30. No sábado (17/01), está programado o Roteiro Turístico da Uva ?Conhecendo nosso meio rural?. O roteiro tem início às 8h, com saída em frente à Emater/RS-Ascar. O passeio contará com café colonial, visita à Capela São João, na Barra do Signor, visita à pinguela que liga o município de Sarandi a Rondinha, visita a parreirais, a agroindústrias de sucos e vinícolas. No dia 18, a Feira estará aberta para visitação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e encerrará com um show cultural.

Agradecimento à participação das agricultoras de Sarandi
Aproveitando a participação das mulheres no Concurso do Maior Cacho de Uva de Sarandi, foi realizada a entrega do livro às agricultoras que participaram da pesquisa de campo e do artigo ?Participação feminina na gestão da propriedade rural: Cuidado que qualifica e humaniza?. ?Nós temos um compromisso com a sociedade e com as instituições que viabilizaram esta grande oportunidade para minha atualização. Este é o retorno que podemos dar àqueles que contribuíram para essa publicação?, completou a extensionista.

No mês de dezembro, foi realizado o lançamento do livro contendo os projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e ofertado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen. O curso de especialização, da Rede Escola de Governo, iniciou em novembro de 2012 e encerrou em setembro do ano passado, com a formação de 40 pessoas, destas, 28 são extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Os trabalhos foram desenvolvidos em diferentes temáticas, como políticas públicas, agricultura familiar e produção leiteira, agroindústria familiar, gestão de unidades de produção familiares, sucessão familiar rural, pecuária familiar, extensão rural, questões sociais e de gênero, cooperativismo e associativismo, sustentabilidade, culturas alternativas e desenvolvimento rural.

A assistente técnica regional da área social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer, desenvolveu na especialização o trabalho sobre a participação feminina na gestão da propriedade rural. Para ela, a especialização foi uma grande oportunidade de qualificar um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela assistência técnica e extensão rural, agora com mais visibilidade. ?Estou muito feliz pela oportunidade de cursar uma especialização em que instituições nos possibilitaram uma qualificação para nosso trabalho. Isto é investimento no colaborador e autoestima para nós. A culminância com a publicação do livro é muito realizador?, exclamou Dulcenéia.