Publicado em 09/08/2019 17h33

Lely mostra no Agroleite como a ordenha robotizada tem mudado a forma de trabalho nas propriedades leiteiras

Fazenda Lagoa Dourada, de Arapoti (PR), estará aberta para visitação nos dias 14 e 15/08
Por: Assessoria de Imprensa

A Lely, empresa que oferece soluções em automação para pecuária leiteira, estará no Agroleite, que ocorre entre os dias 13 e 17 de agosto, na Cidade do Leite, em Castro (PR), com equipamentos em demonstração e a oportunidade dos visitantes serem recebidos em uma propriedade na região, onde poderão ver na prática como a ordenha robotizada tem mudado a forma de trabalho do pecuarista de leite.

Segundo Valquíria Martins Carvalho, médica-veterinária e Farm Management Support da Lely, uma das principais motivações para a adoção de sistemas de ordenha robotizada no mundo todo é a diminuição da necessidade de mão de obra. Essa dificuldade se repete em todos os países, em maior ou menor escala. No Brasil, essa questão também vem sendo enfrentada por diversos produtores.

“Entre os pecuaristas atendidos pela Lely, esse foi o pontapé inicial para investir em robôs de ordenha, seja pela redução de custos com mão de obra, pela alta rotatividade de funcionários ou, em paralelo, a busca por melhor qualidade de vida. Porém, aos poucos os produtores foram descobrindo que não precisar se preocupar com funcionários para ordenha é só um dos muitos benefícios que o sistema robotizado pode trazer”, detalha Valquíria.

Propriedade em Arapoti aberta à visitação durante Agroleite

Na região de Castro está a Fazenda Lagoa Dourada, cliente Lely na cidade de Arapoti. A propriedade estará aberta à visitação nos dias 14 e 15/08 após o almoço e é um exemplo de como as ferramentas disponibilizadas pelos robôs Astronaut trouxeram muitos outros benefícios em diversas áreas importantes da produção leiteira.

Administrada pelo casal Ellen e Nico Biersteker, é um exemplo de como os robôs de ordenha trouxeram muitos outros benefícios em diversas áreas importantes da produção leiteira da propriedade. Ellen hoje é responsável pela gestão financeira do negócio e Nico gerencia as operações diárias de manejo com a equipe de funcionários. Juntos eles definem as metas do negócio bem como os indicadores de monitoramento de desempenho das diferentes áreas. As metas e os resultados são compartilhados com a equipe de funcionários.

Outro ponto importante observado é que pelo modo como as tarefas são planejadas, assinaladas e executadas, os trabalhos determinados para cada dia são realizados de modo tranquilo, evitando tarefas não executadas ou contratempos. O ambiente de trabalho é benéfico para todos os envolvidos e quem mais se beneficia disso são as vacas Jersey, com a calma e tranquilidade encontradas na fazenda, diferentes do que normalmente se vê em fazendas ao redor de 400 vacas em lactação.

“A Lely é uma empresa especializada em oferecer soluções que facilitem o dia a dia do produtor, proporcionando resultados positivos na produção de leite, além de benefícios para a propriedade. É isso que pretendemos apresentar aos visitantes do evento, garantindo mais economia, praticidade e melhores resultados na produção de leite”, finaliza João Pedreira, gerente nacional de vendas. 

Lely Juno

Os visitantes do Agroleite poderão ainda conhecer o Lely Juno, um robô que faz várias aproximações da dieta junto das vacas de forma autônoma, se movendo ao longo do canzil de alimentação. Dessa forma o produtor consegue ter a certeza de que o animal está se alimentando adequadamente, dia e noite. Isso não só tem um efeito positivo na saúde animal, mas também melhora a fertilidade, a produção e seus resultados financeiros, além proporcionar baixo consumo de bateria, menor sobra e aumentar a ingestão da ração.