Publicado em 14/10/2014 12h03

Fenarreco tem música típica, gastronomia, folclore e competições

Em outubro, a cidade de Brusque se transforma no centro gastronômico do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com a realização da Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco.
Por: Valeria Vilela

A programação preparada para os 11 dias do evento. São desfiles, atrações culturais, folclóricas e musicais, além de concursos, parque de diversões e o melhor da gastronomia alemã, tudo especialmente organizado para os mais de 140 mil visitantes esperados para o período.

 

 A Festa Nacional do Marreco nasceu em 1985, inspirada na criação da Oktoberfest, de Blumenau, para atender aos inúmeros turistas que chegavam à cidade à procura da carne de pato. O marreco tornou-se tradicional depois que os clubes começaram a adotá-lo entre as opções gastronômicas servidas durante festas e eventos sociais. O costume do uso da carne do marreco foi trazido pelos imigrantes alemães, que no continente europeu utilizavam o ganso como o principal prato na ceia natalina. Como em terras brasileiras, no início do século 19, não existiam gansos, eles foram substituídos inicialmente por patos selvagens e depois pela atual qualidade, denominado pato de pequim, já que marreco é a denominação dada ao pato de pequim na região.

 

Alavanca do turismo apesar de Brusque já realizar algumas edições da feira industrial durante os meses de verão, foi a chegada da Fenarreco que alavancou o turismo na cidade. O crescimento da festa foi tão intenso e tão rápido que o Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque não comportava mais a expectativa de um público maior. Foi assim que a Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, construiu o Centro de Promoções. Com uma área superior a 12 mil metros quadrados de construção, é atualmente o principal local de eventos da cidade.