Publicado em 12/01/2015 16h19

A inflação de aves e ovos pelo IPCA do IBGE

Enquanto o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas possibilita avaliar o comportamento dos preços ao nível do produtor, o IPCA do IBGE traz idêntica avaliação ao nível do consumidor.
Por: Avisite

su

E embora seus dados não individualizem frango e ovo, ratificam a constatação de que os preços dos produtos da avicultura vêm tendo evolução aquém da inflação, independente do indicador utilizado. E isto – ressaltando – também ao nível do consumidor.

O quadro abaixo confirma. Em 2014, para uma inflação de 6,41%, aves e ovos tiveram seus preços elevados em 2,69%, o que significa evolução real negativa – fato que não ocorreu, por exemplo, com os pescados e as carnes, cujos preços aumentaram, respectivamente, 9,75% e 22,21%.

Idêntico comportamento é observado no decorrer dos vinte anos e meio de vigência do real. Pois, para uma inflação oficial próxima de 374%, aves e ovos continuam com desempenho negativo em relação ao índice inflacionário (+345%), enquanto carnes e pescados acumulam variação bem superior à do IPCA – de, respectivamente, 513% e 662%.

Em outras palavras: aves e ovos vêm tendo, para o consumidor, preços reais decrescentes.