Publicado em 12/01/2015 16h06

Consumo de energia elétrica no Brasil sobe 3,7% em 2014 a conta chega também para os produtores rurais

O consumo de carga de energia elétrica no Brasil subiu 3,7 por cento em 2014 sobre o ano anterior, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta segunda-feira.
Por: Reuters

usi

Em dezembro, a alta foi de 2,1 por cento ante mesmo mês de 2013no Sistema Interligado Nacional (SIN). Nessa comparação, o consumo no Sudeste-Centro Oeste cresceu 2 por cento e caiu 1,2 por cento ante novembro, influenciado pelo modesto desempenho da indústria no Sudeste, cuja participação na carga industrial no sistema nacional é de cerca de 60 por cento.

"Além disso, vários ramos industriais concederam férias coletivas neste fim de ano, a fim de reequilibrar os estoques, que se encontram elevados em vários setores da indústria, ainda que mais perceptíveis na cadeia automobilística", afirmou o ONS.

Já no Nordeste, onde houve alta de 4,5 por cento no consumo de carga de energia em dezembro na comparação anual, houve expansão generalizada da demanda nos segmentos residencial e comercial, e da carga industrial.

No Sul, a carga cresceu 2,5 por cento em dezembro e no Norte caiu 3,1 por cento, ambos na comparação anual. O Norte concentra grandes consumidores industriais de energia e tem tido redução da demanda de consumidores livres do setor de metalurgia.