Publicado em 10/06/2019 11h03

Futuros fecham em queda em Chicago

“O contrato de julho fechou a 856,25"
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

Os futuros de soja fecharam a sessão desta sexta-feira em forte queda de 12,50 cent/bushel, segundo informou o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica. De acordo com ele, esse fato se deve, principalmente, à melhora no clima que ocorreu nos Estados Unidos. 

“O contrato de julho fechou a 856,25. Os contratos futuros de farelo de soja fecharam também em forte queda de 3,6/tonelada curta, com julho fechando a $ 312,3. O óleo de soja, por sua vez, fechou em alta de 32 pontos com junho a $ 27,38”, informou o especialista. 

Além disso, ele afirmou também que ontem o dia foi de perdas gerais nos mercados de grãos. “Diante de um fim de semana, o mercado ajustou posições, com o avanço do plantio no centro da cena, com pequenas melhorias do clima. Recorde-se que, nesta segunda-feira, o USDA poderia publicar o primeiro grau de culturas de milho (que afetará a cultura da soja nos EUA)”, completa. 

“Por outro lado, a especulação está crescendo em torno dos números que serão fornecidos pelo relatório mensal da Agência na terça-feira. A possibilidade de ajustes na área e as estimativas de rendimento para o milho e a soja geram grande incerteza. Lembramos que esses tipos de revisões geralmente não são usuais nos relatórios mensais de junho. Mas, dada a situação atual, esta possibilidade não é descartada. Isso abre uma ampla gama de resultados possíveis”, indica. 

A soja, fechou o dia com perdas de US$ 4/TN, “diluindo a hipótese de maior declínio na produção dos EUA várias estimativas privadas apostam que a área prevista será plantada, ou até que poderia crescer, por transferência de milho”.