Publicado em 07/06/2019 14h55

Milho registra queda forte em Campinas

“Os preços do milho continuam sentindo a grande disponibilidade interna"
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

As cotações de milho na principal praça do País, Campinas, acabaram registrando uma queda forte no encerrar desta semana, de acordo com informações repassadas pelo especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica. Segundo ele, existe uma grande disponibilidade interna que está afetando os preços. 

“Os preços do milho continuam sentindo a grande disponibilidade interna, de um lado, com todas as consultorias aumentando as suas estimativas de produção brasileira para a safra 2018/19 e, de outro, a taxa do dólar caindo, tirando a vantagem competitiva da exportação, que poderia dar sustentação aos preços. Com isto, os preços médios oferecidos em Campinas voltaram a recuar 1,23% nesta quinta-feira, para R$ 36,87/saca, aumentando as perdas de junho para 2,92%”, afirma ele. 

Sendo assim, o mercado físico de milho retoma pressão baixista, guiado pela queda recente da taxa de câmbio e das referências em Chicago,” segundo análise da XP Agro, que acompanha de perto o mercado de Campinas. O relatório de acompanhamento do plantio norte-americano acusou atraso de 29 pontos percentuais frente a média dos últimos 5 anos, mas ainda assim não ‘incentivou’ compras relevantes”. 

“A novidade ficou, então, por conta dos Estados Unidos. O país passou a ameaçar o México com aplicação de tarifas sobre importação de produtos, inclusive, o milho, a partir de 10 de junho. No âmbito de preços, a Trade War e a Peste Suína garantam volatilidade. No Brasil, as colheitas avançam em ritmo adiantado, com produtividade esperada recorde”, conclui o especialista. 

Publicidade