Publicado em 07/06/2019 14h45

Presidente do Fundecitrus participa de reunião com a ministra da Agricultura, em Brasília (DF)

A ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias abriu o evento
Por: Fundecitrus

O presidente do Fundecitrus e da Câmara Setorial da Citricultura, Lourival Carmo Monaco, participou hoje (3/6), na sede do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília (DF), da Conferência Nacional das Câmaras Setoriais e Temáticas.

A ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias abriu o evento. Ela enfatizou que o novo procedimento das Câmaras Setoriais, apresentado na sequência pelo diretor de Estudos e Prospecção, Luís Rangel, tem como principal objetivo dar mais eficiência às resoluções a partir dos pleitos dos representantes de cada segmento.

Na parte da tarde, a ministra recebeu, em miniaudiências, os clusters (grupos), que deveriam apresentar dois temas relevantes para cada cadeia.

Monaco falou sobre o greening, enfatizando que as regiões ainda livres da doença devem estar atentas em função do potencial de destruição dos pomares, com danos até irreversíveis aos pequenos produtores.

Em seguida, mencionou a necessidade de um programa nacional de controle do greening, sugerindo o esforço conjunto na área de pesquisa.

Monaco solicitou ainda, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), apoio à exportação, em decorrência da queda de consumo global. E ressaltou que para a cadeia de valor da citricultura, a sustentabilidade é entendida como a capacidade de cada elo de contribuir para a manutenção da competitividade do setor, com geração de valores econômicos, sociais e ambientais, atendendo às exigências do mercado.

O Mapa indicou o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, como interlocutor do ministério na elaboração do projeto de pesquisa para o controle do greening e colheita mecânica. A próxima reunião da Câmara Setorial será no dia 2 de julho.